Páginas

E-Proinfo

E- Proinfo

Projeto “Circuito de Leitura e Escrita com o uso das Tecnologias”
1-                 IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Escola Estadual Braz Sinigáglia
Local: Batayporã- MS
Ano: 1°, 2° e 3° Ano do Ensino Médio
Professores envolvidos: Josiane Enz e Roselene Stuani da Rosa
2-                 RESUMO
Utilizar as novas tecnologias para ampliar o conhecimento dos alunos acerca da leitura e escrita.
3-                 JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por expectativa desenvolver e proporcionar aos estudantes a superação de suas dificuldades e incentivar recursos para a ampliação da leitura do mundo. O projeto irá criar na escola uma interação entre os alunos nhoque diz respeito à leitura, comunicação e compreensão envolvendo diferentes gêneros proporcionando a socialização do saber através da reflexão e troca de experiências de leitura e escrita dos gêneros trabalhados com auxilio dos recursos tecnológicos e seus aplicativos.
4-                 OBJETIVOS
- Melhorar o desempenho dos estudantes em relação a leitura, interpretação e produção de texto.
- Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras com diferentes recursos tecnológicos.
- Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais.
- Incentivar o hábito de leitura e estimular a criatividade dos estudantes nas produções textuais e nos trabalhos diversos através das possibilidades existentes nas Tic.
5- CONTEÚDOS
- Textos diversos de gêneros textuais de Língua Portuguesa e textos de Sociologia e Filosofia.
6- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
- Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia.
7- CRONOGRAMA
- Primeiro Momento: Os estudantes terão conhecimentos sobre o projeto, e sobre o blog das professoras de Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia. Este blog será usado na troca de correspondências entre os estudantes e para que possam publicar os trabalhos, fotos e os textos produzidos por eles.
- Segundo Momento: As professoras trabalharão os textos em sala de aula, usando o data show, os estudantes escreverão textos entre outros trabalhos, para a escrita dos textos usarão o “writer”. Em seguida postarão as atividades no blog.
8- RECURSOS UTILIZADOS
- Computador;
- Internet;
- Data show;
- Papel.
9- AVALIAÇÃO
A avaliação será processual no decorrer das atividades. Também serão levados em conta o interesse e a participação dos estudantes nas atividades realizadas. Espera- se que ao final do projeto os estudantes sejam capazes de produzirem textos de diferentes gêneros e socializá- los.